Este blog foi criado como forma de registro da aprendizagem e exploração dos estudos gerados na Formação Continuada organizada pela NAED SUDOESTE da Prefeitura de Campinas com o tema destacado sobre as linguagens infantis.
Postagens populares
-
Carregando...
-
Boas vindas à todos os visitantes deste blog que pretendem trocar informações sobre o universo das linguagens infantis, deixe seu comentário...
-
A tecnologia é extraordinária, chego a me assustar, como dizia Florestan Fernandes " o computador veio para nos trazer problemas que an...
pautas dos encontros
PAUTA DO 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DESCENTRALIZADA- NAEDSUDOESTE-20/ 03/2012
TEMA: DESCOBRINDO O UNIVERSO DAS LINGUAGENS INFANTIS
ORIENTADORA: DENISE REINA
1- SAUDAÇÕES E APRESENTAÇÕES COM DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO ATRAVÉS DOS CRACHÁS.t
2- O QUE ESPERAM DO CURSO-REGISTRO E SOCIALIZAÇÃO
3- PASSAR LISTA COM NOME, TELEFONE, EMAIL, ANIVERSÁRIO, QUANTO TEMPO NO CARGO.
4- DINÂMICA: COM MUSICA DE FUNDO(MOZART), RELAXAMENTO DO CORPO, PROCURAR BUSCAR NA MEMÓRIA A PRIMEIRA HISTÓRIA QUE LHE FOI CONTADA, QUEM A CONTOU, QUANTOS ANOS VOCÊ TINHA, O QUE MAIS TE MARCOU.
5- SOCIALIZAÇÃO DO QUANTO A HISTÓRIA NOS MARCOU E REFLETIU EM NOSSA PERSONALIDADE, NOSSA FORMAÇÃO. Segundo a psicóloga Valéria Mukhina (p.42,1995-Psicologia da idade pré escolar)”O processo de maturação depende da ativação do cérebro: da quantidade de impressões externas e da educação recebida”.
Reconhecemos aí a importância da função do educador da pequena infância que é o responsável em oferecer essas impressões externas na formação dessa criança que passa a maior parte de sua vida infantil na instituição (CEMEI) e tudo o que o educador oferecer é o que fará parte da construção de sua inteligência e seu desenvolvimento psíquico.
6- EXPLICAÇÃO DO PLANO DO CURSO
7- FINALIZAÇÃO COM TRAVA- LÍNGUAS COMO DESCONTRAÇÃO E EXERCÍCIO VOCAL.
8- AVALIAÇÃO DO ENCONTRO
PAUTA DO 2º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA 24/04/2012
EXERCÍCIO LABORAL- MÚSICA DO RELAXAMENTO DE CRIANÇA- ELABORAÇÃO DE CRACHÁ.
-APRESENTAÇÃO COM MÚSICA, QUANDO A MÚSICA PARAR PROCURAR ALGUEM PARA SE APRESENTAR. FAZER CRACHÁ.
-PERGUNTAR SE TODAS RECEBERAM O PLANO DO CURSO, PASSAR LISTA DE PRESENÇA, AVALIAÇÃO E DO CAFÉ, TEXTO A SER LIDO E FAZER RESENHA PARA DIAS SEM AULA OU CONFECCIONAR UM MATERIAL PARA CONTAR HISTÓRIAS.
-FAZER RELAXAMENTO COM MÚSICA E LEMBRAR DE UMA HISTÓRIA QUE LHE MARCOU A INFÂNCIA. QUEM CONTOU, COMO ERA ESSA HISTÓRIA.
-PARA CONTAR HISTÓRIAS QUE ENCANTAM É NECESSÁRIA UMA SÉRIE DE FATORES A SEREM TRABALHADOS COMO A VOZ, A ENTONAÇÃO, A DICÇÃO, A POSTURA. CONTAR A HISTÓRIA DE BIA BEDRAN: o PESCADOR, O ANEL E O REI.
-EXPLICAÇÃO DA “FLOR DA COMUNICAÇÃO”- FORMA DE EXPLICAÇÃO DOS RECURSOS UTILIZADOS PARA CONTAR HISTÓRIAS, APRESENTADA NA OFICINA DE HISTÓRIAS DO GRUPO MANAUÊ. EXPLICAÇÃO DOS PASSOS UTILIZADA PELO CONTADOR: RESPIRAÇÃO (EXERCÍCIOS), CLAREZA ( DAR FORMA, COR, SABOR, ENTONAÇÃO, NO QUE SE FALA), FOCO (PÚBLICO ALVO), COMUNICAÇÃO (CLARA, EXERCÍCIO VOCAL-TRAVA LÍNGUAS COLETIVO DOS LIMÕES), SEGURANÇA (NO QUE PASSA) E VARIEDADE (DIFERENTES PORTADORES DE TEXTOS), TODOS ESSES PASSOS AO CONTAR HISTÓRIAS LEVAM AO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA, EMOÇÃO, IMAGINAÇÃO E PERSONALIDADE DE QUEM AS OUVE.
-DINÂMICA: DESCOBRIR QUAL É A MÚSICA, PERCEBER QUAIS AS HIPÓTESES CRIADAS.
-AVALIAÇÃO DO ENCONTRO.
Assinar:
Postagens (Atom)