Formação Continuada no GEM
TEMA: DESCOBRINDO O UNIVERSO DA LINGUAGEM ORAL, DE LEITURA E ESCRITA NA PEQUENA INFÂNCIA (0 A 3 ANOS)
Orientadora: DENISE REINA DOS SANTOS
Ementa: Diante da importância de proporcionar o desenvolvimento da oralidade na pequena infância e de uma “leitura com letras e sem letras” (Rizzoli, 2005), com a presença de livros na mão de crianças pequenas e de educadores que orientam essas crianças, tentando conhecer o desenvolvimento infantil, confrontando teoria e prática e estudando o que o espaço educativo pode oferecer à criança enquanto produtora de cultura, buscaremos garantir condições adequadas para que as crianças desenvolvam intensamente as diferentes linguagens infantis desta fase da vida.
Plano de curso
Após ter concluído o TCC no curso de Especialização em Educação Infantil da Unicamp, onde o tema estava relacionado à linguagem de leitura e escrita na educação infantil, me proponho a ser multiplicadora dos conhecimentos adquiridos com a oportunidade deste curso, utilizando algumas das bibliografias que foram estudadas e se encontram em anexo.
Aproveitando a fase maravilhosa da fantasia que a criança se encontra, onde se aprende através do faz de conta e o universo da imaginação é intenso, temos que “garantir à criança as condições adequadas de vida e de educação, para que ela desenvolva intensamente, enquanto pequena, capacidades intelectuais, práticas e artísticas, e comece a formar as primeiras idéias, sentimentos, hábitos morais e os traços de caráter (zaparozhets 1987, apud mello, 2003, p.13). Isto por que a criança aprende desde que nasce e, por que aprende, forma para si as capacidades, habilidades e aptidões humanas- que não são naturais dos seres humanos, mas que foram criadas pelas gerações que nos antecederam ao longo da história e que, como tais, devem ser aprendidas pelas novas gerações, num processo que costumamos chamar de desenvolvimento, mas que é efetivamente um processo de educação.” (leontiev, 1978 op.cit ).
Com o objetivo de introduzir a criança nesse processo de leitura do mundo que a cerca, despertando o desejo do contato com o mundo escrito à sua volta, incentivando a criatividade e o contato com as informações e tentando fazer com que a criança aprenda amar os livros e desenvolva a curiosidade de descobrir o que há neles, criando uma motivação do ler, mesmo sem decodificar.
O curso será para Agentes de Educação Infantil/Monitores, ou seja, educadores da pequena infância e pretendo colaborar, acrescentando aprofundamento teórico agregado à dinâmicas e práticas.
BIBLIOGRAFIA
BRITO, Luiz Percival Leme. Letramento e Alfabetização Implicações para a Educação Infantil. In: FARIA, Ana Lúcia G; MELLO, Suelly A. (orgs).O Mundo da Escrita no Universo da Pequena Infância. 2. ed., Campinas, SP: Autores Associados. 2007. - (Coleção polêmicas do nosso tempo, 93).
FARIA, Ana L.; MELLO, Suely (orgs). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2005.
KISHIMOTO, Tizuko M. O brincar e a linguagem. In: FARIA, Ana L.; MELLO, Suely (orgs). O mundo da escrita no universo da pequena infância. Campinas: Autores Associados, 2007.
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LÚRIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da universidade de São Paulo, 1988. p. 119-142.
MELLO, S. A. Algumas Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural para a Educação Infantil. Pró-posições, Campinas, v.10, n.1, p.16-27, mar., 1999.
Este blog foi criado como forma de registro da aprendizagem e exploração dos estudos gerados na Formação Continuada organizada pela NAED SUDOESTE da Prefeitura de Campinas com o tema destacado sobre as linguagens infantis.
Postagens populares
-
Carregando...
-
Boas vindas à todos os visitantes deste blog que pretendem trocar informações sobre o universo das linguagens infantis, deixe seu comentário...
-
A tecnologia é extraordinária, chego a me assustar, como dizia Florestan Fernandes " o computador veio para nos trazer problemas que an...